VOCÊ SABE QUAL A DIFERENÇA ENTRE CARTUCHOS E FILTROS?

CARTUCHO E FILTROSO que é um cartucho químico?

Os cartuchos químicos possuem em seu interior carvão ativado que podem receber tratamento químico para a captura de determinados tipos de gases e vapores, protegendo o usuário da inalação de substâncias nocivas presentes no ambiente de trabalho.

Sua vida útil é influenciada por diversos fatores que variam entre frequência respiratória do integrante, concentração e tipo do contaminante, umidade relativa do ar e também o nível de conservação do produto. Os cartuchos jamais poderão ser utilizados para a proteção de nenhum tipo de material articulado.

O que é um filtro mecânico?

Já o filtro mecânico nada mais é que um emaranhado de microfibras sintéticas responsáveis por reter diversos tipos de materiais articulados presentes no ambiente, sendo eles poeiras, fumos e névoas.

São classificados de acordo com seu poder de retenção e a sua vida útil varia conforme os mesmos fatores do cartucho químico. A troca também é recomendada sempre que o usuário sentir aumento na dificuldade respiratória causada pela saturação do filtro.

CARTUCHO

Fonte: Honeywell

Cláudio Cassola é consultor, instrutor, professor, palestrante, técnico em segurança do trabalho, bombeiro profissional civil e diretor técnico da MAIS SEGURANÇA – segurança do trabalho | 11 3422-2996 ou 99663-3573 (WhatsApp) | diretoria@maiseguranca.com

Publicada em 25/7/2018

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Campos obrigatórios *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top